Nessa época de pandemia, é importante descobrir formas simples de resolver problemas grandes. Cito aqui algumas estratégias que podem ser usadas no cotidiano do idoso frágil com resultados de grande impacto.
A idéia de escrever este texto veio de uma frase.
Ouvi essa frase hoje três vezes:
Acompanhante:
_Mamãe está muito desidratada, ela não aceita beber água.
Eu:
_Sucos e frutas também hidratam. Ela os recusa? Acompanhante: Nossa! como eu nunca pensei nisso?
Acompanhante:
_Ela não gosta de caminhar.
Eu:
_Com esse sapato ela tem dificuldade de andar e fica mais insegura. Observe como ele não se prende ao pé.
Acompanhante:
_Nossa, é verdade! E eu nunca pensei nisso!
Acompanhante:
_Pai anda muito triste e fraco, não consegue sair da cama, nem andar até o banheiro.Eu:
_Mude a posição da cama, o caminho para o banheiro fica mais curto. Coloque uma poltrona no quarto para ele sair mais da cama e coloque o papagaio que ele gosta perto da janela, para ele ouvir e, da poltrona, ver o papagaio.
Acompanhante:
_Gente! E eu nunca pensei nisso!.Até parece inacreditável – ou incrível. São alterações tão pequenas e que podem mudar tanto a funcionalidade, a saúde e o humor do idoso frágil…
Senhor acamado, se alimentando por sonda de Gastrostomia, sem contato com o entorno. Doença de Parkinson avançada.
Chego para vê-lo e encontro a esposa, linda, batom vermelho, deitada ao seu lado, na cama, segurando sua mão. Imagem de amor e cuidado. Que à primeira vista parece incompatível. Que não seria viável em uma internação hospitalar.
Pense nisso! Observe o seu idoso.
E procure ajuda de alguém da área, porque as soluções podem estar mais próximas do que você imagina. São pequenos felicidades e experiências que mostram que cuidar do seu amor em casa, atento a pequenos detalhes, até a o momento final, traz mais amparo para todos do que tratá-lo no leito frio de uma internação hospitalar.
Pense
Seja muito bem-vindo ao meu blog. Um espaço onde compartilho todo o meu conhecimento sobre o universo da terceira idade. Fonte de inspiração para bem cuidar de um idoso. Boa leitura.