Não é fácil para quem te cuidou a vida toda aceitar que você  comece a dar palpites (ou até a tentar governar) a vida deles. A perda do poder e da autonomia é parte  muito dolorosa do envelhecimento . É preciso muito amor, respeito e paciência para conduzir esse processo. A ajuda de um profissional pode minimizar as dores nesse momento…

Esses são meus pais. Eles estão muito bem, porém começando a se fragilizar, e agora com a pandemia, uma série de preocupações vêm à mente:

Como fazer para cuidar deles? Como fazer para você cuidar dos seus pais? Seguem aqui alguns passos:

Aceitação

O primeiro passo para cuidar dos pais idosos é aceitar que as coisas mudaram. No começo pode parecer confuso, pois o papel de pai e filho se inverte, mudanças radicais são feitas e métodos antigos não se aplicam. Um conselho que talvez faça bastante sentido no inicio é: Comece do zero e tente aceitar as novas mudanças, por mais difícil que seja esse momento, é hora de vivenciar algo novo e ajudar aqueles que nos ajudaram desde o início.

Preparação

Depois da aceitação é preciso estar preparado para começar a cuidar dos pais idosos. Ter paciência e calma são essenciais para que não ocorra divergência entre as duas partes. Muitas vezes o idoso pode sentir seu espaço violado. Com o envelhecimento a perda de autonomia em certas atividades alteram emocionalmente e psicologicamente o idoso. Por isso tenha calma, saiba lidar com as adversidades de maneira que funcione para ambos os lados!

Tenha em mente que para conseguir cuidar de pais idosos é preciso cuidar de si próprio. Muitas vezes o filho que precisa cuidar do pai idoso acaba se envolvendo demais com as preocupações cotidianas dos pais. Tenha um tempo para você mesmo, pois caso você se abale isso pode interferir nos cuidados de seus pais.

Lembre também que você pode contar com ajuda, seja de amigos e familiares ou um cuidador que possa auxiliá-lo. Ajuda nesta fase é sempre bem-vinda, fique atento às necessidades de seus pais, consulte-os antes de tomar quaisquer decisões que os envolva.

Como cuidar de pais idosos

Agora que você já se preparou para a responsabilidade de cuidar de pais idosos, vamos dar algumas dicas de como fazer isso. Após tomar a decisão de cuidar de seus pais é preciso primeiro pensar em alguns tópicos antes.

Moradia

Segundo alguns especialistas é recomendado que, se possível, os pais devem permanecer em suas próprias casas. Por ter passado grande parte da vida naquele local o apego emocional existe e afeta os idosos. Por isso, manter os pais em suas próprias casa e ter auxilio de cuidadores é o mais recomendado.

Vida Cotidiana

Se a opção foi manter os pais em casa, estabeleça um cuidado gradual e crie uma rotina. Visite-os todos os dias, se possível, confira se os medicamentos estão sendo administrados corretamente. Sempre que houver uma consulta ao medico, disponha-se a acompanhá-los, manter uma relação saudável é essencial. Dessa forma você estará a par do que acontece e ainda preserva a privacidade de seus pais.

Bem, os caminhos são vários, e não são fáceis. Mas quando você se programa antes, com auxílio de um especialista, todas as etapas ficam mais fáceis. Um abraço!

Seja muito bem-vindo ao meu blog. Um espaço onde compartilho todo o meu conhecimento sobre o universo da terceira idade. Fonte de inspiração para bem cuidar de um idoso. Boa leitura. 

Categorias

Dra. Cláudia Caciquinho

CRMMG – 36590

Leave a Reply