Como médica geriatra, trabalhado com o envelhecimento, vejo cada hora mais a necessidade de promoção de saúde. Tenho enviado aos pacientes sugestões diárias e desafios sobre comportamentos que nos ajudam a envelhecer bem. Agora, junto a duas colegas geriatras, montamos a partir desses desafios um programa para ajudar a refletir sobre as possibilidades de envelhecer bem: com mais saúde, prazer e objetivos: o D.chá.com.elas. 🌟☕
Somos três: Cláudia Caciquinho, 18 anos de profissão; Juliana Vasques, 22 anos de profissão; Giselle Girodo, 24 anos de profissão.
Somando 60 anos de medicina especializada em geriatria, podemos considerar que nós três, somadas, já estamos com a experiência profissional de um idoso.
E isso tem muito valor. Porque as pessoas mais experientes nessa vida (ou seja, os velhos) são os jovens que tiveram sucesso. Ou eles não estariam mais aqui.
Então resolvemos desenvolver a receita: juntar nossos conhecimentos e experiências, acrescentar mais um pouquinho e oferecer a você. Em várias belas mesas de chá.
E começamos com o Desafio para ir mais longeVO. Uma primeira sequência de pílulas para envelhecer bem.
Foi realmente um desafio pensar, criar, estruturar, postar, divulgar, comentar, orientar e gerenciar essas atividades com todos vocês! Mas distribuímos pílulas e colhemos pérolas. Tivemos surpresas lindas. Cada reedição e cada noite sem dormir valeram a pena.
Agora, estamos com a Jornada para ir mais longeVO.
Você já pensou na sua velhice e em como quer envelhecer? 😉 O que você precisa saber e fazer para chegar bem lá? 🤔 A conversa agora é promover a saúde e reduzir chances para a doença. Vale para todos nós que vamos envelhecer (na verdade, estamos envelhecendo)! 👵🏻👨🏻🦳
Por isso, convido vocês a fazerem a “jornada para ir mais longeVO”, cuja programação segue abaixo, e a conhecerem melhor o nosso projeto no Facebook e no Instagram:
@d.cha.com.elas
Fique de olho. Teremos sempre coisa nova por aí. Ampliando seu horizonte em direção a um envelhecimento saudável e com qualidade. Para você e para os idosos que você acompanha na vida. Confira lá.
Para envelhecer bem, o que você realmente precisa se perguntar é:
_O que as pessoas que estão envelhecendo bem fazem para conseguir isso?
O segredo está em:
_Saber qual o seu estado de saúde atual, qual a sua rotina atual e se você será capaz de seguir o plano para conquistar esse envelhecimento saudável.
Você pode tentar seguir seu plano sozinho, ou pode nos deixar seguir ao seu lado, mostrando detalhes do que é essencial ao longo do envelhecer.
Nós acreditamos que nada é mais transformador na vida do que refletir sobre o seu próprio envelhecer. E vamos te ajudar nisso.
– Dia 03/06, de 18h a 19:30h:
Como usar Alimentação e Atividades físicas e sociais como promotores de uma vida longeva?
Convidados:
Imaculada (Nutricionista)
Claudete Morandi (Fisioterapeuta especializada em Dor e em Gerontologia).
– Dia 04/06, de 18h a 19:30h:
Aprender e ter Projetos de vida: é para a vida toda?
Convidado: Adnaldo Cardoso (Terapeuta Ocupacional, Mestre em Ciências da Reabilitação, especializado em Gerontologia pela SBGG e em Bioética pela PUC-Minas)
– Dia 05/06, de 18h a 19:30h:
Espiritualidade e terapias integrativas: como ir adiante sem sofrimento mental?
Convidado: Camila Sales (Fisioterapeuta, especializada em Gerontologia e Terapia de Saúde Integrativa).
Faça já sua inscrição, pois são poucas vagas! Depois, guarde bem as estratégias que você aprender com a gente. Elas serão importantes para você ir mais longeVO.
Um abraço e aproveite bem o seu dia, só com pensamentos bons!
Seja muito bem-vindo ao meu blog. Um espaço onde compartilho todo o meu conhecimento sobre o universo da terceira idade. Fonte de inspiração para bem cuidar de um idoso. Boa leitura.