você lê os rótulos dos alimentos?

Você tem dificuldade em ler os rótulos?

Se você tem dificuldade em ler rótulos porque não entende o que está escrito nos ingredientes, este post é para você. A @marcellesaldanhanutri nos ajudou quando vimos que 37% de nós não lê os rótulos dos alimentos!
😱 Foi o resultado de nossa enquete no instagram! 😳
Ela falou disso na nossa live semana passada. Veja lá no @d.cha.com.elas!

É muito importante ler o rótulo para sabermos o que tem no alimento que estamos ingerindo.

Esses alimentos que compramos nos supermercados e que contém pelo menos 5 ingredientes com nomes muito “estranhos” são os que chamamos ultraprocessados e que devem ter seu consumo reduzido ao máximo .

Eles prejudicam nossa saúde, e você sabe o por quê?
Porque contém muitos aditivos alimentares.
Aditivos são substâncias adicionadas a alimentos para melhorar a cor, textura, sabor, cheiro e para fazer com que eles durem muito tempo dentro da embalagem.
❌ Apesar de serem considerados seguros, o uso em grande quantidade (como no padrão de dieta ocidental) pode causar problemas.
Veja abaixo os principais aditivos que devemos observar ao comprar um alimento.

O que evitar…

Açúcar:

Um dos principais vilões dos alimentos industrializados, o açúcar pode aparecer camuflado na embalagem com nomes como: sacarose, frutose, lactose, maltodextrina, dextrose, açúcar light, açúcar magro, mel, agave, açúcar invertido, glucose, glicose de milho, xarope de glicose, xarope de milho, glicose ou açucar invertido. Estão nos alimentos doces industrializados e aumentam colesterol, triglicérides, e doenças relacionadas ao excesso de açucar (obesidade e diabetes).

Antioxidantes

Os principais são o Butil hidroxitolueno (BHT) e o Butil hidroxianisol (BHA). Esses produtos são usados para evitar a oxidação dos alimentos e, consequentemente, alterações no seu cheiro e sabor. Os elementos podem causar danos ao DNA do est6omago, bexiga, colon e cérebro, aumentando o risco de neoplasias nesses locais, com o uso ao longo do tempo. É facilmente encontrado em margarinas, cremes vegetais e salgadinhos tipo “chips”.

Conservantes

Os principais são: Sorbato de potássio, Benzoato de sódio, Citrato de sódio, Nitrato e Nitrito. Eles impedem o crescimento de microorganismos, aumentando assim o tempo de vida útil do produto embalado. Esses conservantes aumentam o risco de desenvolver obesidade, doenças do fígado e alguns tipos de neoplasias. São encontrados em linguiças, salsichas, mortadela, hamburgueres, molhos prontos, etc.

Adoçantes

Eles conferem sabor adocicado aos alimentos. Os de maior risco são Sacarina e Aspartame. Fiquem atento, pois dificultam o controle de peso (sim, por incrível que pareça!), e vêm sendo associados a alterações na pressão arterial e a eventos neurológicos.

Corantes

Existem os corantes naturais, o corante caramelo e os corantes artificiais. Considera-se natural o pigmento ou corante inócuo extraído de substância vegetal ou animal.

Os corantes alimentares naturais mais empregados pelas indústrias alimentícias têm sido: extratos de urucum, obtido da semente do urucuzeiro, planta originária das Américas Central e do Sul; carmim de cochonilha, extraído de insetos da espécie Dactylopius coccus Costa, presente em balas, sorvetes, recheio de biscoitos e  curcumina, presente nos rizomas da cúrcuma (Cúrcuma longa).

Os outros corantes podem estar relacionados a alergias e a alguns tipos de câncer. São uma classe de aditivos sem valor nutritivo, introduzidos nos alimentos e bebidas com o único objetivo de conferir cor, tornando-os mais atrativos aos olhos do consumidor. Os produtos industrializados são os que mais contêm estes aditivos.

O corante caramelo é o produto obtido a partir de açúcares pelo aquecimento em temperatura superior ao seu ponto de fusão. O caramelo é um dos mais antigos aditivos utilizados para coloração do produto final — cor que pode variar da amarelo-palha à marrom escuro até quase negro. No Brasil, o seu uso é permitido, entre outras aplicações, em molhos, gelados comestíveis, biscoitos, doces, bebidas alcoólicas e refrigerantes, destacando-se principalmente no sabor cola e guaraná.

O amarelo de tartrazina é um dos principais corantes artificiais permitidos no Brasil. Você vai reconhecê-lo pela cor amarela dos salgadinhos. Está presente também em bala, goma de mascar, gelatina, caldo de carne, suco de uva, laticínios, licores, fermentados e pode estar cifrada sob o código INS 102 do sistema de numeração da Organização Mundial de Saúde (OMS)”. Mas, atenção: a tartrazina muitas vezes está mascarada, pois em preparações pouco ácidas, se torna vermelha e se misturada a corantes azuis, ela adquire uma coloração verde. Por aqui, nos EUA e na Inglaterra seu uso deve ser indicado nos rótulos.

Outros corantes artificiais populares são:

Amarelo crepúsculo: está nas receitas de bolos, refresco em pó, sopas, margarinas, gelatinas, energéticos, macarrão instantâneo, sorvetes. Ele é banido na Finlândia e Noruega, vale dizer.
Vermelho bordeaux (mistura de amaranto e azul brilhante): presente em cereais, balas, sorvetes, geleias, laticínios. Banido nos EUA, na Áustria, Noruega e Rússia.
Vermelho eritrosina: usado nos pós para gelatinas, laticínios, refrescos em pó, geleias. É banido nos EUA e na Noruega.
Vermelho ponceau 4R: encontrado em frutas em caldas, balas, cereais, bebidas, laticínios, sobremesas. Banido nos EUA e na Finlândia.
Azul de indigotina: presente em goma de mascar, iogurte, balas, caramelos, pós para refrescos artificiais.
Vermelho 40: comum em alimentos à base de cereais, balas, laticínios, recheios, sobremesas, xaropes para refrescos, refrigerantes, geleias. Banido na Alemanha, Áustria, França, Bélgica, Dinamarca, Suécia e Suíça.
Azul brilhante: encontrado em laticínios, balas, cereais, queijos, recheios, gelatinas, licores, refrescos. Banido na Alemanha, Áustria, França, Bélgica, Noruega, Suécia e Suíça.

Diet ou light?

Produtos DIET: são aqueles que apresentam em sua composição quantidades insignificantes ou são totalmente isentos de algum nutriente. São alimentos especialmente formulados para grupos da população que apresentam condições fisiológicas específicas. Por exemplo, uma geléia sem açúcar.

Produtos LIGHT: são aqueles que apresentam a quantidade de algum nutriente ou valor energético reduzida quando comparado a um alimento convencional. Por exemplo, iogurte com redução de 30% de gordura é considerado light.

Atenta! Tanto alimentos diet, quanto light, não têm necessariamente calorias reduzidas. As quantidades de gorduras, proteínas, sódio, entre outros nutrientes podem ser alteradas, por isso leia os rótulos com atenção. 

Procurem plantar mais e fazer mais a sua comida!

Procurem comer comidas menos industrializadas ou processadas. Tentem ter uma hortinha em casa, um pomar, se possível. Vários sites apresentam instruções de como fazer uma horta caseira, até em apartamento. além de ser saudável, nos ajuda a ter paz, principalmente nesses tempos de isolamento social. Vejam nesse link a sugestão do Greenpeace! Façam, sempre que possível, a sua própria comida. Mostro aqui algumas receitas fáceis, gostosas e saudáveis, para ficar mais fácil começar! Confira aí abaixo.

Frango empanado com aveia

INGREDIENTES

  • 200g Filé de frango (sem osso)
  • 1 Ovo
  • 2 colheres de sopa de Aveia em flocos finos integral
  • Sal a gosto
  • Pimenta e temperos a gosto (eu usei italiano, pimenta dor reino e páprica)
  • Fio de Azeite

Assar por 40 min em forno a 180 °c. Virar o frango no meio do tempo.

Tomatinho confitado

INGREDIENTES*:

2 caixinhas de tomates-cereja (vermelhos e amarelos)
3 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
3-4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
Tempero a gosto:
Sal, Pimenta-do-reinoE Ervas secas ou frescas (costumo usar manjericão e manjerona)
Azeite de oliva extra-virgem

*As quantidades são aproximadas, use a quantidade de tomates que preferir e tempere a gosto. Você pode usar menos açúcar.
Modo de preparo
Aqueça a frigideira com o açúcar e ao derreter, acrescente o vinagre e os tomates já com os temperos. Deixe reduzir o vinagre e amolecer os tomates, em fogo brando (5 minutos). Veja se os tomates estão macios e caramelizados e pronto, só comer com uma burrata e torradas!

Panqueca de banana

INGREDIENTES

1 ovo
1 banana bem madura (gosto da prata)
1 colher de sopa cheia de aveia
Canela a gosto
Azeite

Bata o ovo e amasse a banana com o auxílio de um garfo. Junte a aveia e misture bem.
Aqueca a frigideira com um fio de azeite, coloque a misture, espere dourar e vire.
Salpique a canela por cima e está pronto!
( pode rechear com outras frutas também se quiser)

ÁGUA AROMATIZADA COM LARANJA, HORTELÃ E CANELA

INGREDIENTES

1 laranja
1 rama de canela
10 folhas de hortelã
1 litro de água gelada
cubos de gelo a gosto
Modo de preparo
Lave a laranja e as folhas de hortelã. Corte a laranja em rodelas finas. Numa jarra, junte todos os ingredientes e misture bem. Sirva gelado.

Ainda tem dúvida?


⁉️ Ficou com dúvidas? Pergunte aqui! Mas você pode fazer ainda melhor: pode ter acesso a todas essas informações e saber mais sobre a importância da alimentação adequada para chegar bem ao futuro (que tal quando completar 100 anos?). Dê uma olhada no curso “Envelhecer bem” ou “Como ir mais longeVO” . Entenda como nesse link

“Envelhecer bem” foi desenvolvido por profissionais da área da saúde que:

  • Têm conhecimento e experiência em suas respectivas áreas,
  • Estudaram e tiveram muitas vivências com o envelhecer,
  • Diversas vezes se depararam com casos que trouxeram grande conhecimento!

Não perca essa chance, a não ser que você não queira:

  • caminhar pela praia aos 90 anos…
  • trocar beijos com seus netos aos 95…
  • ou fazer uma festa para comemorar bem os 100 anos!

Aprenda mais sobre as reservas necessárias e estratégias para “Envelhecer bem”! Quer saber mais? Basta clicar nesse link.

Seja muito bem-vindo ao meu blog. Um espaço onde compartilho todo o meu conhecimento sobre o universo da terceira idade. Fonte de inspiração para bem cuidar de um idoso. Boa leitura. 

Categorias

Dra. Cláudia Caciquinho

CRMMG – 36590

Leave a Reply