Vacina contra o Alzheimer! Será? Seria maravilhoso e não está tão longe da realidade.
Neste mês de novembro, duas vacinas de laboratórios diferentes começaram a ser testadas, uma na Finlândia e outra nos EUA.
A vacina americana é nasal e o ensaio clínico avaliará o efeito de duas doses da fórmula, com uma semana de intervalo, em 16 voluntários com idade entre 60 e 85 anos, e com diagnóstico confirmado para a doença, em estágio sintomático.
“Nas últimas duas décadas, acumulamos evidências pré-clínicas que sugerem o potencial dessa vacina nasal para a DA [Doença de Alzheimer]. Se os ensaios clínicos em humanos mostrarem que a vacina é segura e eficaz, isso pode representar um tratamento não tóxico para pessoas com Alzheimer, e também pode ser dado no início para ajudar a prevenir Alzheimer em pessoas de risco.” Fonte: canaltech.com.br
Já a vacina testada na Finlândia tem a participação de 26 voluntários, diagnosticados no estágio inicial da doença. O estudo investigará o uso de duas dosagens diferentes da vacina durante um período de 20 semanas.
“É muito gratificante que o ALZ-101 tenha agora entrado em testes clínicos em uma área com grande necessidade médica não atendida.” Fonte: g1.com.br
Postei duas matérias sobre as vacinas na Bio. Passem lá para conferir (clique aqui).
Caracterizada pela deterioração de funções cognitivas, como a memória e o aprendizado, o Alzheimer é a forma mais comum de demência.
✅ Atualmente, cerca de 1,2 milhões de brasileiros sofrem com a doença, conforme a Associação Brasileira de Alzheimer.
✅ Com o envelhecimento previsto da população, esse número tende a quadruplicar nos próximos 30 anos, segundo dados da Universidade de Queensland, na Austrália.
Ficamos na torcida para que uma das vacinas (melhor se forem as duas) contra o Alzheimer seja realmente eficaz e aprovada. Mas até lá, os cuidados preventivos para manter a mente ativa precisam continuar.
Mantenha-se ativo e alerta. A gente te apoia por aqui. Ok?