Pensar no bem-estar dos idosos vai além do que cuidar da saúde. É importante atenção para a segurança. E, muitas vezes, pequenos detalhes passam despercebidos, principalmente em virtude da correria do dia a dia.

🥿👟Os calçados são, sem sombra de dúvidas, um dos itens que mais precisam de atenção quando o assunto é segurança do idoso. É muito comum os idosos sofrerem acidentes por usarem sapatos não adequados. Mas como escolher o calçado que ofereça segurança, conforto e que não seja “feio”?🤔

Primeiramente, precisamos priorizar a segurança e o conforto (a beleza precisa ficar em segundo lugar):

✅Escolha o calçado que mais se adequa com o tamanho, peso da pessoa e o formato do pé. O sapato apertado e desconfortável pode machucar os pés e fazer com que o idoso tenha mais dificuldades na hora de andar, o que pode causar acidentes.

✅É recomendado não usar calçados não muito altos. Para as idosas que não dispensam um saltinho🥿, prefiram sapatos com até dois centímetros.

✅Sapatos com solados lisos são um perigo☠: causam escorregões (mesmo em locais secos). Por isso, escolha solados aderentes ao chão. Os calçados emborrachados são a melhor opção, evitam escorregões, se aderem melhor ao pé e ao solo e são muito confortáveis.

✅Prefira os sapatos fechados ou que fiquem bem presos ao pé. Muitos acidentes acontecem porque o sapato acaba se soltando e causando tropeções.

✅Os melhores modelos são: sapatos ortopédicos; sandálias com fecho (mais fechadas na frente); e o tênis.

E na hora de comprar, leve o idoso para experimentar. Ele precisa se sentir confortável com o sapato, além de ele ter o direito de escolher o modelo. Não é porque ficamos velhos que perdemos a vaidade. Pelo contrário: idoso também tem estilo!👩🏼‍🦳👨🏾‍🦳

Então, com qual sapato você vai hoje?👡🥿👟

Leave a Reply