Está difícil engolir. O que pode ser?
Pode ser disfagia.
Uma condição que pode surgir à medida em que se envelhece, caracterizada por um esforço maior que o normal para transportar alimentos da boca para o estômago.
Quando ocorre simplesmente por modificações inerentes ao processo de envelhecimento, chama-se Presbifagia.
Mas é comum que a disfagia seja uma consequência da demência e do Alzheimer, pois a deglutição nessas modéstias tem sua fase inicial (a oral) afetada, em decorrência do comprometimento das áreas cerebrais responsáveis por esta função. E a dificuldade para engolir também pode resultar de alterações estruturais, em decorrência de tumores e traumas, em qualquer idade.
Algumas alterações relacionadas são: Odinofagia (você sente dor ao engolir, sem dificuldade de engolir).
Globus (você sente que algo está preso na garganta sem dificuldade de engolir).
O tratamento depende do tipo da disfagia, e pode incluir diversos especialistas, como gastroenterologista, otorrinolaringologista, neurologista e fonoaudiólogo, além (é claro) do geriatra!
No vídeo, eu compartilho parte de uma aula que dei aos meus alunos de medicina: mais informações para você! Está curtinho e bem fácil de entender.
A dificuldade para engolir pode levar à desidratação, desnutrição e pneumonia por aspiração (pneumonia desenvolvida após a inalação acidental de partículas de alimentos ou saliva para os pulmões).
Se você, idoso, tiver dificuldade em engolir ou não conseguir engolir, consulte o médico.
Se você observar que seus pais, avós, tios e amigos idosos estão com dificuldade para engolir, mostre a ele esse post.