“Não precisa gritar, eu não sou surdo!” Conheça 5 fatos escondidos nesta fala

A idade chega e, com ela, alguns problemas de saúde também aparecem. Ouvir pode começar a ser um problema. As consequências da perda da audição afetam os idosos de várias maneiras. Gradativamente, com a idade, o cérebro começa a perder a capacidade de compreender e interpretar o que é ouvido, justamente pela “diminuição da capacidade de audição”, que naturalmente pode acontecer nessa época.
Essa perda mais frequentemente é bilateral, simétrica e principalmente para sons de alta frequência (agudos).

Mas não confunda frequência do som com a altura do mesmo. Idosos com presbiacusia têm hipersensibilidade paradoxal a sons altos (os gritos). E quando gritamos, os fonemas agudos e os graves se confundem ainda mais, ficando mais difícil discernir os sons, que já é a dificuldade do idoso.

Daí ouvirmos o famoso: “Não precisa gritar.” (Gritar com pacientes com presbiacusia pode ser bastante contraproducente e muito desconfortável para o ouvinte.)
O que precisa, de fato, é fazer uma audiometria, pois a hipoacusia pode gerar problemas físicos, psicológicos e até mesmo isolamento social. Conhecer as consequências desse problema é fundamental para saber lidar com idosos passando por essas questões.

Conheça 5 consequências da perda auditiva:

1. Comunicação ruim: uma das principais consequências da perda da audição

Os diálogos passam a ser difíceis e cansativos. Piora a capacidade de discernir os sons, e o idoso acaba pedindo para que repitam as frases muitas vezes, ou acabam sem entender muita coisa do que a outra pessoa falou.

2. Baixa autoestima e irritabilidade: não ouvir pode chatear

Não conseguir ouvir o que o outro fala, não poder falar ao telefone e uma série de outros problemas diminui a confiança do idoso.

3. Depressão e isolamento social

Por não conseguir se comunicar, os idosos começam naturalmente a se isolar. A falta de confiança começa a aumentar, e, consequentemente, a insegurança, até chegar em uma depressão.

4. Enfraquecimento da saúde física e mental

Com uma perda auditiva não tratada, os idosos podem cada vez mais se isolar, tornando-se cada vez mais ociosos e desestimulados. Enfraquecem sua capacidade cognitiva e desempenho físico, aumentando inclusive o risco de quedas.

5. Produtividade nas tarefas e no trabalho

Como cumprir com as demandas sem ouvir bem? Constantemente nossos ouvidos são exigidos em tarefas do dia-a-dia e no trabalho. Questionamentos, telefonemas e uma série de outras atividades básicas dependem disso.

Gostou do post? Compartilhe com quem precisa.

Leave a Reply