Com o envelhecimento, vários fatores podem limitar ou até dificultar a oferta adequada de nutrientes.
Ter uma dieta equilibrada é fundamental em todas as etapas da vida
é dos alimentos que o organismo obtém a energia necessária para seu funcionamento pleno.
E a falta de apetite na terceira idade é uma das questões que mais preocupam.
A inapetência pode prejudicar a saúde nessa fase em que, por natureza, já inspira grandes cuidados, e já ocorre uma redução da musculatura…
Medidas simples podem ser tomadas para enfrentar este problema. A primeira coisa a ser feita é avaliar a qualidade dos hábitos alimentares.
Alimentar-se bem não significa comer muito, mas comer adequadamente. É essencial que o idoso cultive o hábito de fazer 5 refeições diárias, já com bastante proteína no Café da manha, tanto para garantir a oferta constante de energia quanto para facilitar a ingesta proteica ideal necessária ao longo do dia.
E varie os sabores, qualidades e cores!
Dessa forma, é possível diversificar o aporte nutricional em pequenas porções.
º Varie no cardápio! É essencial para estimular os sentidos: se o paladar está reduzido, aposte no aroma e visual da preparação para compensar essa perda.
º Oferte pratos coloridos! Aumenta a diversidade de nutrientes e a aceitação;
º Incentive o convívio familiar e social! Comer com alguém é essencial para que a refeição seja mais prazerosa. Evite o isolamento e esteja atento à sinais de tristeza e depressão;
º Adeque a dieta! Opte por alimentos palatáveis de fácil consumo. Aposte na variação de sopas, purês e vitaminas para facilitar a ingestão.
º Aumente as proteínas! Temos geralmente alimentações ricas em carboidratos e pobres em proteínas. Para evitar a perda de massa muscular que acontece com o envelhecimento, é essencial que o idoso coma mais proteínas.
Fique atento às dicas. E salve este post para se lembrar depois!