Glória Maria se foi, por um câncer de pulmão.
E esse post é um de alerta contra o câncer.
Coincidência que reforça a necessidade do alerta: busque e fique atento aos sinais, para o diagnóstico precoce do câncer.
Apesar dos avanços da Medicina e da melhora nos prognósticos, ainda existe um número grande de idosos que sofrem (e poderiam sofrer menos) devido a essa doença.
✅ O diagnóstico precoce melhora a chance de cura.
✅ O encaminhamento precoce aos cuidados paliativos melhora a chance de se viver bem, apesar da doença.
A parcela da população brasileira que mais cresce é a de idosos, e o câncer ocupa o segundo lugar como causa de morte nessa faixa etária.
A abordagem correta, com diagnóstico e com cuidado paliativo (leia-se “ênfase no conforto do paciente”) precoces proporcione mais possibilidades de tratamento e qualidade de vida aos pacientes.
Mas hoje já sabemos que a questão não é o envelhecimento em si. O surgimento do câncer está muito mais relacionado ao estilo de vida do que à idade.
Medidas preventivas e diagnóstico precoce são cruciais.
E os cuidados paliativos começam com o diagnóstico, controlam todos os sintomas e continuam até ao último momento, garantindo qualidade de vida e dignidade quando o tratamento modificador da doença não é mais possível.
No entanto, no caso de Glória Maria, a abordagem paliativa não foi citada na cobertura jornalística…
Esse tema ainda é um tabu. Mas falar em cuidados paliativos não significa não tratar! Pelo contrário! Significa colocar a pessoa em primeiro lugar! Todo cuidado vem junto: o cuidado de conforto – sintomas físicos, psicológicos e espirituais – e a qualidade de vida!
Vamos colocar a vida e o bem estar em primeiro lugar?
Previna-se e cuide de quem você ama.