Você sabe o que é a síndrome pós-queda?

Quando um idoso cai, a preocupação imediata dos médicos e familiares é saber se ocorreu uma fratura. E não é à toa: fraturas de fêmur e quadril estão entre as principais consequências de quedas em idosos

Além das complicações físicas, porém, também é preciso ficar atento às consequências psicológicas, que podem ser bastante agressivas. Após uma queda, alguns idosos tendem a se culpar pelo ocorrido, principalmente quando dependem de alguém – por exemplo, para se movimentar, comer ou se vestir. Esse evento aumenta a tendência anterior à baixa autoestima e os idosos podem desenvolver a chamada Síndrome Pós-Queda.

Por se tratar de uma condição psicológica com consequências físicas, faz-se necessário um tratamento multidisciplinar voltado para a reabilitação do idoso. Esta tarefa requer especialistas de várias áreas, devendo-se dar preferência aos que têm experiência em geriatria – entre eles fisioterapeutas, psicólogos, psiquiatras, neurologistas.

Os familiares podem ajudar na prevenção: primeiro, conhecimento das causas e fatores de risco das quedas no idoso; implementando então medidas preventivas na área do ambiente e promovendo hábitos saudáveis.

Leave a Reply