Fleury lança exame promissor para o diagnóstico precoce do Alzheimer

E é possível tratar o Alzheimer antes que apareçam os sintomas?!

Ainda são incipientes as possibilidades de tratamento efetivo e precoce do Alzheimer. Mas 2023 trouxe novidades também nesse sentido. Uma delas é um exame promissor para o diagnóstico precoce do Alzheimer: o PrecivityAD2™️, lançado pelo Fleury.

Ele é indicado apenas para pacientes com idade igual ou superior a 55 anos, que apresentam sinais ou sintomas de comprometimento cognitivo leve ou demência e que estão sendo avaliados para doença de Alzheimer ou outras formas de declínio cognitivo (para a realização do exame, é necessário apresentar pedido médico detalhando o motivo de sua solicitação).

O diagnóstico de D de Alzheimer até hoje não é fácil. Não existe um exame que seja assertivo o suficiente. É uma doença neurodegenerativa. No desenvolvimento da patologia, várias proteínas se alteram e podem ser úteis como marcadores da doença. A presença desses biomarcadores mostra que o cérebro está adoecendo com a Doença de Alzheimer, mesmo antes de aparecerem os sintomas.

Deposição de proteína beta amiloide. Emaranhados neurofibrilares (feitos da proteína TAU fosforilada). A presença deles pode ser dosada no exame do líquor (retirado pela punção da medula espinhal).

Exames de imagem: tomografia por emissão de prótons (Pet scan) amiloide marca a deposição da proteína beta amiloide.

Neste ano de 2023, o Hospital Fleury começou a realizar um exame que dosa esses biomarcadores patológicos no sangue, com taxa de assertividade de até 90% (na verdade, é enviado para fazer nos Estados Unidos). Mas a Associação internação de Alzheimer ainda não reconhece este exame como critério diagnóstico. Ela recomenda sua realização apenas em pessoas já com início de queixas de memória, sem repercussão nas atividades de vida diária; e, se der positivo, ainda deve ser confirmado pelo exame do liquor ou pelo exame de imagem.

A grande vantagem é fazer precocemente o diagnóstico específico, de forma a tratar a doença antes que apareçam os sintomas.

Falarei mais sobre o assunto no próximo post!
Acompanhem

Leave a Reply