Eu tenho um pacote de viagem para Marrocos que seria em 2020 e foi adiado pela pandemia. Ficou para setembro deste ano. Talvez seja novamente suspenso, rsrs!
Pensando com meus botões e meu sonho de Marrocos, quis compartilhar com vocês as dificuldades e riscos de viajar nesse momento: são 10 dicas para viagem em tempo de pandemia:
1- não viaje!
2 – se optar por viajar, pesquise como esta a situação da pandemia nesse local.
3 – se viajar, escolha seguir o contrafluxo (óbvio: vá a lugares onde ninguém vai e quando ninguém vai! E lá, prefira programas nos horários mais vazios e ao ar livre. Diante da situação atual, de preferência, alugue um sítio!
4- se possível, vá de carro próprio. Evite aviões, ônibus ou navios (trem de ferro, nem digo, porque carecemos dele em nosso país).
5- se for para outro pais, verifique se estão aceitando entrada de brasileiros e se a vacina contra Covid (que você já deve ter tomado?) é aceita por aquele país.
6 – Leve seu cartão de vacina. Ele pode ficar tão importante quanto o passaporte. E se você não vacinou, recomendo não viajar!
7- ao contratar o plano de viagem, verifique se há uma cláusula específica para atendimento a Covid. Os planos anteriores à pandemia não tinham, alguns viajantes tiveram que desembolsar dinheiro próprio para cobrir despesas devido a infecção por Covid. Veja também se há reembolso caso precise prolongar a estadia, pois mesmo que o portador de Covid esteja bem e não precise se internar, não poderá viajar (ou pelo menos esperamos que não, em respeito à humanidade, não é?).
8 – investigue antes de fechar o hotel o que está sendo feito nele para prevenir a Covid. Pesquise no site e, se sobrar dúvidas, ligue sem medo de fazer perguntas.
9- se for de avião, a aeronave não é o maior problema, o aeroporto pode ser a pior escala da viagem: o maior problema são as muitas pessoas de lugares diferentes circulando e as filas de espera. Dentro do avião, segundo cientistas da Emory University, passageiros que vão na janela têm menor probabilidade de entrar em contato com o vírus, pois quem se senta perto da janela está mais distante dos corredores por onde as pessoas circulam para irem ao banheiro, passa o serviço de bordo, ficam em pé para mexerem no bagajeiro etc. Ou seja, na janela, você está mais protegido. É recomendável também sentar-se longes dos banheiros, para evitar contato com as pessoas que ficam na porta aguardando a sua vez. Use lenços desinfetantes para limpar superfícies e desinfete a fivela do cinto de segurança. Passe álcool gel nas sempre, principalmente após o contato com o assento, o cinto de segurança e outros objetos, e evite usar a pai do banheiro.
10 – Na bagagem de mão é indispensável levar: lenços de higiene, frascos de álcool, termômetro e máscaras (várias).
11 – Importante: vários destinos (para o exterior) exigem o teste do RT-PCR para a entrada de turistas, que deve ser feito 72 horas antes do embarque.
12 – Por último, se você estiver com Covid ou se alguém próximo a você estiver, eu não precisaria dizer, mas vou falar assim mesmo: NÃO VIAJE.
Ah, e quero sugerir um destino para essa época do ano: Caldas Novas! Lugar lindo, delicioso, com águas quentes e passeios ao ar livre. Depois farei um post sobre os destinos mais legais para viajar!