Você realmente sabe o que é geriatria?

Dra. Clúadia, segurando a mão uma idosa

Sabe o que me cativou na Geriatria desde o início da faculdade? A ideia de uma especialidade médica que busca acrescentar “vida aos anos, mais do que anos à vida”. Cuidar da pessoa que está à minha frente, mais do que da enfermidade que acomete essa pessoa. Abordar a saúde numa perspectiva humanizada e individualizada, seguindo o conceito global da Organização Mundial de Saúde: “um estado de completo bem-estar físico, mental, social e espiritual”. Nessa abordagem, se faz promoção de saúde, prevenção e tratamento das doenças estabelecidas, evitando suas complicações e efeitos deletérios sobre a autonomia e independência do indivíduo. ⠀

A Geriatria atua em três momentos.

• Orienta a pessoa sobre como envelhecer de forma saudável;
• Acompanha o processo natural do envelhecimento, já em evolução, para oferecer mais qualidade de vida;
• Acompanha e trata as doenças avançadas que surgem nesta fase da vida, de forma a evitar consequências graves, limitantes, e de reabilitar as já existentes.

Ficar velho é privilégio, uma arte, um presente. Cada cabelo branco representa uma história, uma experiência de vida.  Envelhecer é deter de sabedoria para viver cada segundo, cada respiro, como se fosse o último. O corpo envelhece, mas a alma não! Cuidar previamente do corpo e da alma é a melhor forma para o envelhecer feliz!