A instabilidade postural e o desiquilíbrio são comumente demonstrados como aumento da oscilação do corpo em situações de desequilíbrio entre a visão, audição e o sistema neurológico.
Isso gera comprometimento na estabilidade e alterações na marcha, que podem gerar quedas, especialmente em pacientes idosos com fraqueza muscular nos membros inferiores e com dificuldades para andar.
O que seriam as causas?
Não tem apenas uma causa, existe uma interação de várias causas, que
São desde biológicas e intrínsecas ao indivíduo, como a diminuição do equilíbrio, da força muscular, da visão, medicamentos e presença de múltiplas doenças, até causas que são ambientais (fatores de risco que estão no ambiente em que o idoso está circulando).
Mas como prevenir?
Com os cuidados gerais de saúde, como:
evitar hábitos de vida inadequados e evitar o sedentarismo (a prática de atividade física regular é muito importante). Todos os hábitos que previnem as doenças crônicas também vão estar automaticamente contribuindo pra diminuir a chance dessa pessoa ter um quadro de instabilidade no futuro.
Na verdade, são vários hábitos, que precisam ser abordados pelo seu médico. Investigar e melhorar os problemas que geram quedas, no idoso, evita mais morte do que investigar e abordar neoplasias!
Se você ou um idoso que você conhece tiver mais de 2 quedas em um ano, procure um geriatra!