Quem são as grandes vítimas da osteoporose?
Os idosos, principalmente as mulheres. Os ossos delas são mais leves que os dos homens e ainda sofrem uma perda de cálcio acelerada na menopausa.
Diferentes fatores de risco podem levar à osteoporose, como história familiar, redução de hormônios, alimentação pobre em cálcio e vitamina D, baixa exposição à luz do sol, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool, entre outros.
Veja 5 coisas que você precisa saber:
1. É possível reduzir o risco de desenvolver osteoporose: Tenha uma alimentação rica em cálcio e vitamina D, pratique atividade física regularmente e tome sol por cerca de 20 minutos todos os dias.
2. A atividade física estimula e preserva a massa óssea: os exercícios ajudam a aumentar a densidade mineral dos ossos, aumentando e preservando a massa óssea. Também promovem equilíbrio, resistência e força muscular, prevenindo quedas. Mas procure o seu médico antes de fazer qualquer atividade.
3. As mulheres devem investigar osteoporose logo que entrarem na menopausa: essa recomendação é do ministério da saúde e também é válida para os homens que entram na andropausa e para todo aquele com mais de 60 anos.
4. O cálcio precisa de vitamina D: uma das funções principais do cálcio no corpo humano é compor a estrutura do esqueleto, e a absorção dele é facilitada pela vitamina D.
5. A fratura no idoso pode levar a consequências drásticas, como imobilidade, dependência funcional, embolia pulmonar ou até morte.
Cuide-se.
E procure o seu médico.
Prevenir é o melhor remédio!