Conheça 5 motivos para o idoso fazer fisioterapia

A fisioterapia para idosos, também conhecida como Fisioterapia Geriátrica é muito importante para garantir a qualidade de vida e bem-estar na terceira idade, considerando a importância de complementar a saúde além de tratamentos médicos. O fisioterapeuta trabalha para prevenir, corrigir e recuperar a função de músculos, nervos, ossos e articulações.

Conheça alguns motivos para o idoso fazer fisioterapia

1. Preservar a flexibilidade

Esse benefício é muito importante considerando a saúde das articulações e músculos, essenciais para a mobilidade e qualidade de vida. A intenção aqui é preservar ou reabilitar a função que está piorando no quadro atual.

2. Melhorar equilíbrio e coordenação

As quedas na terceira idade são um fator de risco muito grave por resultarem em lesões, fraturas de recuperação muito lenta, piora da funcionalidade ou até óbito. É comum que elas aconteçam por diminuição dos reflexos de coordenação e do equilíbrio, que podem ser melhorados com os exercícios fisioterapêuticos.

3. Diminuir as dores

Muito importante em todas as fases da vida, uma preocupação extra entre idosos. As dores diminuem a qualidade de vida e muitas vezes impossibilitam as atividades rotineiras, por isso a fisioterapia para idosos entra em cena com exercícios para aliviar os membros as regiões afetadas. O alongamento e outros exercícios, além de terapias como a acupuntura, são grandes aliados nesse objetivo.

4. Manter e garantir a força

Assim como no caso da flexibilidade, o objetivo aqui é preservar ou ajudar a recuperar a força e resistência que ainda existem. Os exercícios de força são equilibrados e avaliados caso a caso pelo fisioterapeuta, focando no fortalecimento saudável para conservar a qualidade de vida.

5. Promover a independência

Coordenação, força, equilíbrio e o alívio das dores e outros sintomas garantem a independência do idoso. O fisioterapeuta faz uma análise sobre o histórico de saúde e as condições físicas atuais, para então elaborar uma rotina de exercícios e cuidados que promovam a independência do idoso.

Leave a Reply