Vamos falar de solidão? Na Universidade de São Paulo (USP) um estudo com 11 mil idosos mostrou que idosos morando sozinhos têm, em geral, pior estado de saúde e piores hábitos, como o sedentarismo.

Os idosos que vivem sós apresentam mais dificuldade para atividades cotidianas, como cuidar do próprio dinheiro, ir ao mercado e usar meios de transporte — conta Etienne Duim , coautora do estudo (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232018000500523&lng=en&nrm=iso&tlng=pt). Quando enfrentam problemas de audição ou mobilidade, por exemplo, reduzem as saídas e ficam mais sedentários. Em suma: solidão no idoso piora o estado de saude. Etienne defende que novos serviços sociais sejam adotados para substituir a falta de apoio domiciliar para esses idosos:

— Diferentes setores devem se unir com metas concretas que promovam melhores condições de envelhecimento. 

AlexandreKalache, presidente do Centro Internacional da Longevidade http://ilcbrazil.org/portugues/, destaca nesse processo a mudança do perfil das famílias: “— eram maiores e um dos filhos sempre abrigava os pais. As casas eram espaçosas. Agora, a classe média mora em pequenos apartamentos. Vivemos uma epidemia da solidão, o que pode deixar a pessoa deprimida. Falta quem faça uma comida saudável ao idoso, quem o lembre de tomar os remédios. Quem passeie com eles, e quem faça festas com eles. Como já falei em outro post, o ambiente familiar é muito importante para a saúde do idoso. https://claudiacaciquinho.com.br/2019/11/19/o-ambiente-familiar-e-muito-importante-na-vida-do-idoso/ A carência desse suporte abre uma brecha para a solidão; e a solidão é uma porta aberta para as doenças.

Vamos nos lembrar deles nesse natal?

Seja muito bem-vindo ao meu blog. Um espaço onde compartilho todo o meu conhecimento sobre o universo da terceira idade. Fonte de inspiração para bem cuidar de um idoso. Boa leitura. 

Categorias

Dra. Cláudia Caciquinho

CRMMG – 36590

Leave a Reply